3ª das 100 startups mais promissoras do Brasil, VG Resíduos ajuda empresas a reduzir custos, otimizar processos e reaproveitar resíduos

Ocupando o 3º lugar no “Ranking 100 Open Sturtups Brasil 2017”, publicado pelo jornal Valor Econômico em 2017, a VG Resíduos é uma poderosa ferramenta online que realiza a gestão de resíduos internos de qualquer organização e que transforma prejuízo em receita ao conectar essas empresas com compradores de substratos. Com foco no gerenciamento de fornecedores, logística reversa e, principalmente, no atendimento à legislação, a startup almeja ser referência em gestão e comercialização de resíduos no Brasil e, com isso, ajudar empresas a reduzir custos, otimizar processos, reaproveitar resíduos e realizar cada vez mais destinações limpas.

Para conhecer um pouco mais sobre a ferramenta que promete contribuir com o desenvolvimento sustentável para gerar um impacto positivo nas futuras gerações e ajudar na preservação do meio ambiente, entrevistamos Guilherme Gusman, COO e CMO da VG Resíduos. Confira abaixo o que ele nos contou:

1- Quando a VG Resíduos começou? De onde surgiu a ideia de cria-la?

Eu e o Guilherme Arruda, CEO da VG Resíduos, somos da área de TI, formados em Engenharia de Controle e Automação e temos mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas. Empreendemos juntos desde o ano de 2012, quando tivemos uma startup chamada LivoBooks, que produzia livros interativos infantis para tablet – tivemos mais de 1 milhão de downloads nas App Stores.

Em 2016, conhecemos o Deivison Pedroza, CEO da Verde Ghaia, uma empresa que atua no ramo de sustentabilidade e gestão ambiental há 20 anos, também já passou pelo StartOut Brasil e que possui mais de 1500 clientes em todo Brasil. Como tínhamos vontade de criar uma startup que tivesse um impacto positivo para as futuras gerações, juntamos a nossa expertise tecnológica com a da Verde Ghaia e criamos a VG Resíduos.

2- Qual é o diferencial da startup? Como ela funciona?

Nós acreditamos e trabalhamos para alcançar o desenvolvimento sustentável. O valor da VG Resíduos está na grande massa de dados de legislação, controles operacionais e resíduos, bem como no cadastro de mais de 5.500 organizações de médio e grande porte em todo o Brasil, incluindo geradores e tratadores de resíduos.

O módulo de mercado funciona como um “Uber” dos resíduos que decide, por meio de algoritmo próprio e Inteligência Artificial, qual o melhor comprador/tratador dentro dos critérios (localização, preço, documentação dos fornecedores e ranking das empresas da plataforma).

3- O que você almeja para o futuro da sua startup?

Queremos ser a referência em gestão e comercialização de resíduos no Brasil e, com isso, ajudar mais e mais empresas a reduzirem custos, otimizar processos, reaproveitarem resíduos e realizarem cada vez mais destinações limpas. Queremos poder olhar para trás e nos orgulhar da contribuição que demos para as futuras gerações e para o meio ambiente.

Além disso, após a consolidação no mercado brasileiro, esperamos buscar novos mercados e internacionalizar o nosso modelo.

4- Foi com esse intuito que você se inscreveu no StartOut Brasil? Conseguiu atingir seu objetivo?

O nosso objetivo no StartOut Brasil, ciclo Miami, era conhecer melhor o mercado americano e, caso surgisse uma possibilidade de internacionalização, avaliaríamos e decidiríamos se faria sentido. Visitamos e entramos em contato com grandes empresas do mercado americano, o que nos trouxe uma ótima visão do mesmo, e tivemos mentorias e consultorias para estudar o ecossistema e as formas de internacionalização.

A jornada nos trouxe um maior conhecimento do mercado americano, tivemos mentorias e consultorias estratégicas sobre o mesmo, nos auxiliou na construção e desenvolvimento do nosso pitch de vendas para investidores e nos possibilitou a conexão com investidores americanos que hoje são nossos parceiros.

5- O que essa experiência agregou à empresa? Conte sobre a sua experiência no StartOut Brasil.

Com StartOut Brasil, ganhamos o prêmio Best Innovation no 500 Startups, o que demonstra a força do que fazemos. O programa também ajudou no marketing e na visibilidade da VG Resíduos. Inclusive, conseguimos uma parceria com investidores americanos da plataforma Ahsker (https://ahsker.com), um marketplace focado em resíduos recicláveis e estamos em fase de divulgação no mercado.

6- Quantos clientes possui atualmente? Tem algum case de sucesso?

Hoje contamos com mais de 2 mil tratadores cadastrados em nossa plataforma, espalhados por todo Brasil, e mais de 3500 unidades geradoras. Possuímos grandes indústrias conosco, como Alesat, Bombril e Magneti Marelli. A Bombril está conosco desde o início e não sai nenhum caminhão da indústria deles sem antes gerar o MTR (manifesto de transporte de resíduos), por meio da plataforma.

2019-05-09T13:05:27+00:00