Project Description
Considerada a cidade mais diversa do Canadá, Toronto também é considerada uns dos 20 melhores ecossistemas de startups do mundo. A cidade possui mais de 60 incubadoras de negócios, entre elas a DMZ e a MaRS. A primeira é considerada a melhor incubadora (universitária) de negócios do mundo e desde 2010 levantou quase U$ 540 milhões em investimento semente para 371 startups. Por sua vez, a MaRS é o maior hub de inovação do mundo, com quase 140.000 m² no coração de Toronto.
O ecossistema possui aproximadamente 2.500 startups e recentemente algumas vendas se destacaram. A COM DEV foi vendida por U$345 milhões para a Honeywell. A BlueCat fechou um acordo de U$400 milhões com a Madison Dearborn e o SnapChat comprou a Bitstrips por U$100 milhões.
Além disso, pertinho de Toronto está Waterloo, uma cidade universitária que possui a segunda maior concentração de startups do mundo e abriga sedes das maiores empresas de tecnologia do Canadá.
Por falar em Waterloo, esta cidade contribui para outra importante característica do ecossistema: a mão de obra altamente qualificada. Juntas as duas cidades possuem 16 universidades que formam profissionais em áreas como, dentre outras, Ciência da Computação, Inteligência Artificial, Computação Quântica e Engenharias.
Segundo o relatório do Startup Genome de 2018, entre os setores mais fortes de Toronto estão Fintech, Inteligência Artificial, Analytics, Life Sciences e Saúde, Manufatura avançada e Robótica.
Novidade!
Desde o Ciclo Santiago, foi criada a figura da startup Graduada, que é a startup que já participou de dois ou mais ciclos do StartOut Brasil. As Graduadas recebem um tratamento diferente das demais startups, não tendo acesso a alguns “serviços” que já foram oferecidos pelo programa em dois ciclos anteriores, na etapa de Capacitação. Mais informações na Seção “Capacitação e Mentoria” abaixo ou no regulamento do ciclo.
Esta mudança permitiu que o programa aumentasse de 15 para 20 o número de startups em cada missão, tendo oportunidade de atender novatos e experientes sem, no entanto, perder qualidade.
Entendemos que, após passar por dois ciclos de capacitação, a startup graduada já está apta a se preparar para a missão sem estes auxílios específicos e que o foco deva se dar nos encontros de negócios. Por isso o trabalho do matchmaker foi mantido e as Graduadas participarão das atividades da missão normalmente, exceto do treinamento de pitch que acontecerá no primeiro dia de missão. A participação das Graduadas nesse dia é opcional, mas elas poderão contribuir com as apresentações das outras startups, se apresentar e receber o feedback dos presentes.
Cronograma Ciclo Toronto
Inscrições: 11/03 a 08/04 (atenção: o formulário deve ser preenchido em inglês)
Processo de seleção: 09/04 a 06/05
Resultado final: 07/05
Capacitação e mentoria: 08/05 a 18/06
Workshop presencial: 24 a 25/05 (data e local a confirmar)
Imersão em Toronto: 23 a 28/06
Avaliação e monitoramento de resultados do ciclo: julho/19 a dezembro/20
Capacitação e Mentoria
As startups aprovadas e selecionadas para o Ciclo Toronto passarão por um processo de preparação para a missão que terá duração de um a dois meses e que incluirá as seguintes atividades:
- Webinar de boas-vindas com a equipe de realizadores do programa e especialistas convidados;
- * Sessões de consultoria com especialistas em expansão internacional;
- * Interação com mentores com experiência no mercado canadense;
- Acesso à trilha para internacionalização de sartups na Plataforma Passaporte para o Mundo da Apex-Brasil;
- *Sessões de treinamento de pitch online;
- Workshop presencial Warm-up – Participação obrigatória de todas as startups, inclusive as Graduadas;
- *Sessões de consultoria após o retorno da missão, para suporte e orientação com relação aos próximos passos.
*Estas atividades NÃO são oferecidas às startups GRADUADAS, conforme regulamento.
Missão Toronto
Durante a missão, os empreendedores terão agenda voltada à prospecção de clientes, parceiros e investidores e à conexão a ambientes de inovação, com acesso a:
- Workshops com a presença de prestadores de serviços, empreendedores e especialistas de mercado locais;
- Apoio de matchmaker para a realização de reuniões com potenciais parceiros de negócios;
- Visitas de imersão ao ecossistema de inovação de Toronto, como aceleradoras, incubadoras, instituições de apoio ao empreendedorismo e empresas locais;
- *Treinamento de pitch internacional presencial.
*Esta atividade NÃO é oferecida às startups GRADUADAS, conforme regulamento.
Custos
A participação em todas as atividades da missão (ex.: mentorias, workshops, matchmaker, treinamento de pitch internacional, etc.) é gratuita aos participantes.
As despesas com passagens aéreas, seguro viagem, hospedagem, alimentação e deslocamento para os eventos relacionados ao programa (incluindo o warm-up presencial e a missão internacional) correm por conta dos participantes. Mas atenção: as cinco empresas mais bem colocadas no processo de seleção na categoria “concorrência geral” receberão uma passagem aérea de ida e volta custeada pelo programa. Poderá ser oferecida ajuda de custo adicional de acordo com critérios definidos até a realização da missão.
Público-Alvo
Empreendedores brasileiros de negócios tecnológicos, que desejam realizar uma imersão no ecossistema de empreendedorismo canadense e expandir seus negócios para o Canadá.
O programa selecionará startups brasileiras já estabelecidas, que estejam faturando (preferencialmente acima dos R$ 500 mil) ou que tenham recebido algum tipo de investimento.
É importante também que as empresas tenham 100% da equipe dedicada ao negócio e que demonstrem capacidade de se expandir internacionalmente sem comprometer suas operações no país.
CONTATO
Em caso de dúvidas, envie um e-mail para contato@startoutbrasil.com.br.