Loading...
Xangai 2019-11-29T12:47:55+00:00

Project Description

Resultado Oficial – Confira os aprovados do Ciclo!

Para fechar o ano com chave de ouro, o StartOut Brasil vai levar a sua startup para uma imersão em um dos lugares mais promissores do cenário mundial de startups: Xangai.

Com aproximadamente 24 milhões de habitantes, Xangai é a segunda maior cidade do mundo e um dos principais centros financeiros do planeta. O seu ecossistema de startups está chamando a atenção do mundo inteiro e a cidade é considerada uma das mais “internacionais” da China. A título de comparação, as startups de Xangai possuem, em média, aproximadamente 1/3 de seus clientes fora da China, enquanto apenas 7% dos clientes das startups instaladas em Pequim estão fora do país.

Devido ao forte apoio governamental e à grande quantidade de investimentos ocorridos no país nos últimos anos, a participação da China no número de unicórnios aumentou de 14% em 2014 para 35% em 2018. Hoje Xangai é a 4ª cidade com mais unicórnios no mundo, abrigando 21 deles.

Entre os setores mais fortes de Xangai podemos destacar Fintech e Jogos Eletrônicos. Entre 2012 e 2017 pouco mais de 25% de todo investimento do tipo venture capital na cidade foi em Fintechs. Xangai também se destaca nesse setor no nível nacional. Segundo pesquisa realizada em 2016 pela KPMG, uma rede global de firmas-membro independentes, a cidade sediava 30% das 50 melhores Fintechs da China.

Outro setor importante, e que se aproveita do enorme mercado chinês, são os Jogos Eletrônicos. A China é dona do maior mercado consumidor de games do mundo, com cerca de 600 milhões de pessoas, e Xangai é o centro da indústria chinesa de games, com uma receita de U$7,3 bilhões em 2017. O setor recebeu cerca de 5,4% de todo o investimento (venture capital) no ano passado.

Cronograma Ciclo Xangai

  • Inscrições prorrogadas: até 01 de setembro (atenção: o formulário deve ser preenchido em inglês)

  • Processo de seleção: 27 de agosto a 27 de setembro

  • Resultado final: 08 de outubro

  • Webinar de Boas-Vindas: 08 de outubro às 16h

  • Capacitação e mentoria: 20 de setembro a 22 de novembro

  • Workshop presencial: 18 e 19 de outubro. Escola de Negócios Sebrae – Alameda Nothmann, 598 – Campos Elíseos, São Paulo.

  • Imersão em Xangai: 1 a 6 de dezembro

  • Avaliação e monitoramento de resultados do ciclo: Dezembro de 2019 a julho de 2021

Startups Graduadas

Desde o Ciclo Santiago, foi criada a figura da startup Graduada, que é a startup que já participou de dois ou mais ciclos do StartOut Brasil. As Graduadas recebem um tratamento diferente das demais startups, não tendo acesso a alguns “serviços” que já foram oferecidos pelo programa em dois ciclos anteriores, na etapa de Capacitação. Mais informações na Seção “Capacitação e Mentoria” abaixo ou no regulamento do ciclo.

Esta mudança permitiu que o programa aumentasse de 15 para 20 o número de startups em cada missão, tendo oportunidade de atender novatos e experientes sem, no entanto, perder qualidade.

Entendemos que, após passar por dois ciclos de capacitação, a startup graduada já está apta a se preparar para a missão sem estes auxílios específicos e que o foco deva se dar nos encontros de negócios. Por isso o trabalho do matchmaker foi mantido e as Graduadas participarão das atividades da missão normalmente, exceto do treinamento de pitch que acontecerá no primeiro dia de missão. A participação das Graduadas nesse dia é opcional, mas elas poderão contribuir com as apresentações das outras startups, se apresentar e receber o feedback dos presentes.

Capacitação e Mentoria

As startups aprovadas e selecionadas para o Ciclo Xangai passarão por um processo de preparação para a missão que terá duração de um a dois meses e que incluirá as seguintes atividades:

  • Webinar de boas-vindas com a equipe de realizadores do programa e especialistas convidados;
  • * Sessões de consultoria com especialistas em expansão internacional;
  • * Interação com mentores com experiência no mercado chinês;
  • Acesso à trilha para internacionalização de startups na Plataforma Passaporte para o Mundo da Apex-Brasil;
  • *Sessões de treinamento de pitch online;
  • Workshop presencial Warm-up – Participação obrigatória de todas as startups, inclusive as Graduadas;
  • *Sessões de consultoria após o retorno da missão, para suporte e orientação com relação aos próximos passos.

*Estas atividades NÃO são oferecidas às startups GRADUADAS, conforme regulamento.

Missão Xangai

Durante a missão, os empreendedores terão agenda voltada à prospecção de clientes, parceiros e investidores e à conexão a ambientes de inovação, com acesso a:

  • Workshops com a presença de prestadores de serviços, empreendedores e especialistas de mercado locais;
  • Apoio de matchmaker para a realização de reuniões com potenciais parceiros de negócios;
  • Visitas de imersão ao ecossistema de inovação de Xangai, como aceleradoras, incubadoras, instituições de apoio ao empreendedorismo e empresas locais;
  • *Treinamento de pitch internacional presencial.

*Esta atividade NÃO é oferecida às startups GRADUADAS, conforme regulamento.

Custos

A participação em todas as atividades da missão (ex.: mentorias, workshops, matchmaker, treinamento de pitchinternacional, etc.) é gratuita aos participantes.

As despesas com passagens aéreas, seguro viagem, hospedagem, alimentação e deslocamento para os eventos relacionados ao programa (incluindo o warm-up presencial e a missão internacional) correm por conta dos participantes. Mas atenção: as cinco empresas mais bem colocadas no processo de seleção na categoria “concorrência geral” receberão uma passagem aérea de ida e volta custeada pelo programa. Poderá ser oferecida ajuda de custo adicional de acordo com critérios definidos até a realização da missão.

Público-Alvo

Empreendedores brasileiros de negócios tecnológicos, que desejam realizar uma imersão no ecossistema de empreendedorismo de Xangai e expandir seus negócios para os China.

O programa selecionará startups brasileiras já estabelecidas, que estejam faturando (preferencialmente acima dos R$ 500 mil) ou que tenham recebido algum tipo de investimento.

É importante também que as empresas tenham 100% da equipe dedicada ao negócio e que demonstrem capacidade de se expandir internacionalmente sem comprometer suas operações no país.

CONTATO

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para contato@startoutbrasil.com.br.

Confira o Regulamento