Até 40 startups serão selecionadas para participar do Ciclo Lisboa 2021 do StartOut Brasil

//Até 40 startups serão selecionadas para participar do Ciclo Lisboa 2021 do StartOut Brasil

Até 40 startups serão selecionadas para participar do Ciclo Lisboa 2021 do StartOut Brasil

O Ciclo Lisboa 2021 do StartOut Brasil está com as inscrições abertas. Até 21 de junho, os empreendedores brasileiros que tiverem interesse em participar do programa de internacionalização poderão se candidatar a uma vaga.

Ao todo, 40 negócios inovadores serão selecionados para a Missão Virtual – primeira etapa do Ciclo. Dos dias 13 de julho a 15 de agosto, os empreendedores terão acesso a uma série de atividades, como mentorias coletivas e individuais, pitch training e pitch feedback, webinars com players do mercado, sprint de internacionalização e consultorias com foco em internacionalização.

Depois disso, 15 empresas serão selecionadas para a Missão de Imersão, momento em que existe a possibilidade de participação em missão presencial a Lisboa e no Web Summit, um dos principais eventos de inovação do mundo realizado anualmente em Portugal.

Após a segunda etapa, as cinco primeiras startups a comunicarem formalmente o interesse e apresentarem projeto sólido de retorno ao mercado com agenda própria participarão da Missão Follow-up. Essa etapa do Ciclo busca estimular as empresas a desenvolverem e aprofundarem os relacionamentos e oportunidades de negócios prospectados durante a Missão de Imersão.

“De um ponto de vista estratégico, o empreendedor brasileiro que se internacionaliza para Portugal está, na verdade, se internacionalizando para todo um continente. Portugal tem sido, ao longo dos anos, a porta para o empreendedor brasileiro na União Europeia” explica Flávio Elias Riche, chefe do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Embaixada do Brasil em Lisboa (SECTEC).

Lisboa: destino do novo Ciclo do StartOut Brasil

Não é a primeira vez que o StartOut Brasil define Lisboa como um de seus destinos – sua primeira missão na cidade foi em 2018. “Assim que nos foi levantada a possibilidade de se fazer uma nova edição para 2021, manifestamos total interesse. É sempre bom poder contribuir para a geração de negócios e de oportunidades de investimentos para o Brasil”, salienta Flávio.

Internacionalizar um negócio para Lisboa envolve uma longa lista de vantagens. “Portugal possui um ecossistema de inovação vibrante, que tem atraído cada vez mais capitais estrangeiros e empreendedores mundo afora”, Flávio comenta. A qualidade de vida, excelente infraestrutura e baixos custos operacionais são só alguns dos motivos para isso. Para empreendedores brasileiros, as compatibilidades linguísticas e culturais facilitam tanto o cotidiano de trabalho quanto a adaptação dos seus produtos e serviços para o ecossistema local.

Quem pode participar do Ciclo Lisboa 2021

O StartOut Brasil procura por startups em fases maduras com foco em expansão e internacionalização e empresas inovadoras de base tecnológica que já tenham produto ou serviço para comercialização finalizado, Produto Viável Mínimo (MPV) ou protótipo, e que já estejam faturando ou que tenham recebido algum tipo de investimento.

Dentro deste escopo, os projetos serão analisados em quatro dimensões: grau de inovação, mapeamento do mercado de destino, maturidade para inserção internacional e equipe.

“Os StartOuters perceberão que Lisboa é uma cidade que tem buscado modernizar-se e desenvolver um ambiente propício ao empreendedorismo e à inovação”, diz Flávio, que tem trabalhando com a Embaixada do Brasil em Lisboa para contatar os mentores para o programa e demais parceiros de interesse. “Apesar das restrições impostas pela pandemia, teremos uma programação bastante intensa para 2021, que fará a ponte entre as startups brasileiras e os investidores estrangeiros.”

Inscrições abertas até 21/06: clique aqui para fazer a sua inscrição!

Não perca nenhuma novidade do StartOut Brasil: siga nossas redes sociais!

2021-07-13T08:31:37-03:00