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Internacionalização do seu negócio em 2024: conheça as melhores estratégias

Não há como negar, um sonho em comum entre muitos empreendedores é a internacionalização de seu negócio, ou seja, a expansão das operações para mercados além das fronteiras nacionais. Não é uma tarefa fácil, é claro, de modo que é essencial desenvolver estratégias eficazes para o sucesso desse processo.

Para entender um pouco mais sobre sobre a internacionalização de empresas, conversamos com o Paulo Vitor Monico, Analista de Marketing da LiberFly – Soluções Aéreas, lawtech que usa tecnologia para simplificar e agilizar pedidos de indenizações em casos de extravios de bagagens, overbooking, atrasos ou cancelamentos. Recentemente, a startup passou pela Missão de Imersão do Startup OutReach Brasil, no Ciclo Madri-Barcelona.

De acordo com o executivo, a passagem pelo ciclo foi importante para os negócios da startup. “Pudemos nos conectar com diversos investidores e stakeholders espanhóis e apresentar nossa solução. Tivemos reuniões importantes com grandes grupos, como a Mastercard, Amadeus, empresas que iniciamos um relacionamento em busca de parcerias estratégicas para a internacionalização”, contou.

Paulo também comentou sobre como as diferentes culturas podem impactar no negócio. O ciclo também foi muito importante nesse sentido, pois tivemos uma imersão cultural, aprendendo que existem formas mais aceitas de fazer negócios, diferentes das que realizamos aqui no Brasil”. 

A parceria com o Startup OutReach  Brasil foi uma experiência enriquecedora e que possibilitou a abertura de novos horizontes para a LiberFly, conforme ressaltou o Analista de Marketing. “Não é fácil, e temos que trabalhar bastante para finalizar negociações e criar parcerias de fato. Mas, se pudéssemos destacar um ponto, durante a missão com o Startup OutReach Brasil, estávamos muito focados, tivemos muitas atividades e conexões legais. Ainda, estamos tentando colher os frutos, porém com boas expectativas de negociações nos próximos meses”, declarou.

Por fim, pedimos que Paulo compartilhasse  um conselho para os empreendedores que desejam internacionalizar seu negócio. “A dica que eu daria é: tenha dedicação e não perca a oportunidade de conversar com os parceiros envolvidos no projeto, a fim de estabelecer trocas, pois fomos muito bem recebidos. Então, sempre que tiver a oportunidade de contar sobre o seu projeto e estender suas relações, é de extrema importância que o faça”, finalizou o executivo. 

O Startup OutReach Brasil é um programa de internacionalização gratuito que apoia a inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo. Ao todo, foram 15 ciclos de imersão, com mais de 300 startups atendidas e gerando mais de U$24 milhões em negócios. 

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