PlataformaVerde ganha a quarta edição do Latam Edge Awards

A PlataformaVerde surgiu no início de 2015, quando as concessionárias de limpeza urbana de São Paulo pediram um projeto de controladoria das plantas mecanizadas que recebem os resíduos da coleta seletiva municipal. Sabendo disso, a startup desenvolveu uma solução por meio da qual as companhias conseguem gerenciar toda a sua cadeia de fornecimento de materiais, seu processo produtivo e também a cadeia de destinação.

“Eles precisavam achar uma solução para conhecer e gerenciar essa cadeia. Entendemos que um software seria o mais viável e iniciamos o piloto em agosto de 2015. Durante esse período, percebemos que tínhamos um possível produto em mãos e procuramos a Renault do Brasil para colocá-lo em prática. Com a ajuda dela efetuamos diversas modificações processuais e o convertemos em um BaaS (Blockchain as a Service). Em 2016, criamos o nosso MVP e abrimos para o mercado em janeiro de 2017”, comenta Chicko Sousa, Líder da PlataformaVerde.

Para a Renault, a empresa conseguiu proporcionar uma melhora significativa nos resultados financeiros da Gestão de Resíduos (cerca de 300%) por meio de redução de custos de destinação e processo, e aumento nas receitas de vendas dos resíduos, além de reduzir em mais de 70% o tempo administrativo que eles gastavam com burocracias vinculadas a isso.

Hoje, já validada no mercado e com 1,5 mil clientes de diversos setores e segmentos em 140 municípios, a startup foi a grande vencedora da quarta edição do LatAm Edge Awards, sucesso que ela atribui ao produto, capaz de se adaptar a qualquer mercado, e também ao programa de internacionalização StartOut Brasil Ciclo Santiago.

“O programa nos mostrou e reforçou que o empreendedor brasileiro pode sim sonhar e ousar em ser global, mas o que mais nos engrandeceu foram os treinamentos que recebemos tanto no Brasil, como na imersão no Chile. Recebi uma verdadeira aula sobre como montar um pitch de sucesso mostrando o que a PlataformaVerde é capaz de fazer pelo mercado alvo. Aprendi como ser conciso e objetivo. Usei todo esse conhecimento adquirido com o StartOut para criar o pitch de três minutos que apresentei no LatAm Edge Awards”, afirma Sousa.

Mas, a ambiciosa startup não pretende parar por aí. Agora, a PlataformaVerde quer revolucionar o mercado com tecnologia, melhorando a produtividade e gestão dos clientes com sustentabilidade e respeito aos recursos naturais. Para isso, tem como principal objetivo digitalizar não apenas os processos de destinação de resíduos, mas de toda a cadeia produtiva, incluindo a extração de matéria-prima, desenvolvimento de insumos, produção, transporte, leis de tributação, vendas e a destinação final das resultantes públicas e privadas.

“Estamos trabalhando para levar nossa solução para outros países além do Brasil e todos os feedbacks que recebemos, incluindo o LatAm Edge Awards, nos mostram que estamos no caminho certo”, finaliza Sousa.

2019-07-17T17:26:38+00:00