Setembro Amarelo: Cíngulo, startup participante do StartOut Brasil, dá dicas para prevenção do suicídio

Criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente ocorrem cerca de 32 suicídios por dia e essa taxa vem aumentando com o passar dos anos.

Hoje, o suicídio é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 e 29 anos. Contudo, a Organização afirma que nove em cada dez mortes desse tipo podem ser evitadas, por isso a prevenção é fundamental e pode ser realizada por meio de ajuda e atenção adequadas. A OMS afirma que perder o medo de falar sobre o assunto é o primeiro passo para educar e diminuir a quantidade de pessoas que tiram a própria vida diariamente.

De acordo com Gustavo Ottoni, COO do Cíngulo, aplicativo que oferece cuidado e solução para dificuldades emocionais que agora está passando pelo processo de internacionalização com o StartOut Brasil, a maior contribuição da campanha é colocar o assunto em pauta.

“Isso corrobora para que falar de saúde emocional deixe de ser um tabu e que o assunto comece a ser encarado com a seriedade a atenção que merece. Os problemas emocionais não podem mais ser encarados como ‘fraqueza de caráter’ ou com estigma e preconceito. Eles são reais, sérios e têm um alto custo pessoal e social”, afirma Ottoni.

Formas de prevenir

  1. Cuidado Emocional – para prevenir as condições emocionais que levam a esse extremo, é preciso realizar um cuidado emocional para as pessoas não chegarem nesse grau de sofrimento psíquico. Com o Cíngulo, a ajuda que a pessoa recebe está toda dentro do aplicativo e, por ali mesmo, ela recebe os avisos quando a situação emocional dela estiver crítica e também orientações de procurar ajuda de um médico ou terapeuta nos casos mais severos;
  2. Apoio organizacional – uma das principais causas que os funcionários se afastam do trabalho hoje em dia é por dificuldades emocionais. Isso sem contar aqueles que, por desconhecimento ou por medo do estigma, jamais pedem ajuda, levando a altas taxas de presenteísmo (que é estar apenas de corpo presente no trabalho, mas não de forma realmente produtiva) ou a importantes problemas de clima dentro do ambiente de trabalho.

 

Por isso, uma das grandes maneiras de se entregar bem-estar emocional para a população é ter as empresas empregadoras como aliadas. O Cíngulo tem sido cada vez mais contratado por empresas que têm essa visão humana e inovadora. É uma parceria: enquanto a empresa oferece o apoio e as condições para as pessoas se sentirem mais felizes, as pessoas assumem as rédeas do seu próprio bem-estar emocional, o que, como consequência, gera maior capacidade produtiva para a empresa.

2019-10-01T17:17:11+00:00