Setembro Amarelo reforça necessidade de cuidados com a saúde mental

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (CFM), realiza anualmente, em setembro, uma campanha para conscientizar a população sobre as causas do suicídio. Batizada de Setembro Amarelo, a iniciativa é realizada nesta época porque o dia 10 deste mês é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Este ano, a campanha será especialmente importante pois, devido a pandemia da COVID-19, 103.923 menções ao tema foram contabilizadas ao longo de 29 dias no mês de maio de 2020, segundo levantamento feito pelo ComunicaQueMuda (CQM), plataforma digital da agência nova/sb, que tem como foco propor debates sobre temas considerados polêmicos. O aumento foi de 17,2% em relação a 2017.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados com cuidados à saúde mental. Por isso, separamos três startups que se internacionalizaram com o StartOut Brasil e que podem ser úteis para a prevenção do suicídio:

Cíngulo – Aplicativo de terapia guiada que ajuda no autocuidado emocional. Desde que o Ministério da Saúde declarou transmissão comunitária nacional e regulamentou o isolamento social a fim de combater a pandemia, a procura pela ferramenta cresceu de forma significativa. Só em abril, a busca pelo serviço aumentou 50% em relação a março e 40% no mês de maio se comparado com abril, passando de 10 mil vidas atendidas no B2B para 60 mil em julho. E para auxiliar ainda mais nesse momento, o Cíngulo criou o SOS Coronavírus que tem como objetivo auxiliar crises emocionais agudas que podem ocorrer durante esse período de quarentena.

Psicologia Viva – Com o propósito de democratizar o acesso ao atendimento psicológico, o Psicologia Viva nasceu em 2015 como uma solução por meio da qual brasileiros localizados em qualquer lugar do mundo podem se consultar com profissionais compatriotas, bastando um dispositivo conectado à internet. Em 2020, com escritórios em Belo Horizonte, São Paulo e Santiago (Chile), alcançou a marca de 10 milhões de vidas cobertas e o título de maior plataforma de atendimento psicológico online da América Latina.

Synappse Assist – Plataforma para o acompanhamento diário e individual em saúde mental constituída por três ferramentas:

  • Aplicativo para monitoramento de sintomas, efeitos adversos, lembretes de posologia, aviso de consultas e registro de exames;
  • Estrutura central de armazenamento de dados, com os quais é possível gerar relatórios utilizáveis pelo paciente, médico, estudos acadêmicos e indústria farmacêutica;
  • Rede de profissionais de saúde mental e prestações de serviços de bem-estar.

Você não está sozinho! Consulte especialistas e cuide da sua saúde mental.

2020-09-09T14:44:35-03:00