Startup Checklist Fácil fala sobre experiência no ciclo Lisboa e expectativas para Santiago

Fundada em 2009 por Maurício Fragoso, Rafael Laguna e Raul Zambelli, a RZ2 iniciou sua trajetória como uma empresa de desenvolvimento de websites e e-commerce. Com o passar dos anos, entretanto, a startup identificou um gap no mercado e criou a Checklist Fácil, uma plataforma de checklist eletrônico e gestão de não-conformidades.

Em operação desde 2013 a startup proporciona um ROI de até 204% para seus clientes. A ferramenta pode ser utilizada para auditorias de qualidade, segurança e manutenção preventiva, inspeções em lojas, restaurantes, veículos, construções, entre outros.

“Nosso sistema é o que mais possui funcionalidades no mercado, possibilitando a criação e aplicação de complexos checklists e também a gestão completa das não-conformidades por meio de planos de ação. Além disso, é uma plataforma multi-segmento, que nos permite atender clientes com finalidades distintas”, comenta Maurício Fragoso, Co-Founder da startup.

Ao longo de 2014, o Checklist Fácil acabou se tornando o principal produto da RZ2 e o responsável por fazer da startup líder na América Latina no seu segmento de atuação, com mais de 450 clientes em 15 países. Porém, almejando entrar no mercado europeu, a empresa se inscreveu no StartOut Brasil Ciclo Lisboa, país onde identificou a existência de demanda para o seu produto.

“Já tínhamos experiência com internacionalização na América Latina, mas, com o programa, enxergamos a possibilidade de também levar nosso projeto para a Europa, utilizando o apoio e conhecimento de todos os agentes envolvidos. O StartOut nos trouxe mais segurança e também nos proporcionou o contato direto com parceiros e clientes portugueses, acelerando o nosso processo de prospecção comercial. Além disso, tivemos a oportunidade de participar do WebSummit, onde fizemos contatos com muitas empresas do ecossistema europeu”, conta Fragoso.

Agora, a startup foi selecionada para o Ciclo Santiago, cuja missão ocorre entre os dias 24 a 29 de março. Melhor preparada, a Checklist Fácil pretende reforçar o projeto de internacionalização e obter resultados mais rápidos na conquista de novos clientes e parceiros locais.

“Para quem participa do programa, o importante é saber exatamente o que você deseja no país de destino e direcionar seu foco para esses objetivos. Apesar de existir uma agenda oficial, o StartOut dá às startups a oportunidade de realizar reuniões com clientes e parceiros. Recomendo que todas empresas se planejem antes de desembarcar no Chile”, finaliza o empreendedor.

2019-03-11T10:21:41+00:00