Startup graduada no StartOut Brasil é destaque no setor de logística

O setor de logística nunca foi tão importante. Com a chegada da pandemia, mais de 3 milhões de brasileiros aderiram ao e-commerce, totalizando 67 milhões de consumidores online, segundo uma pesquisa realizada pelo Google. Para atender tamanha demanda, as logtechs, startups que utilizam a tecnologia para auxiliar a gestão de frotas, entrega e controle de estoque, ganharam notoriedade no cenário nacional.

De acordo com o levantamento Distrito LogTech Report, nos últimos cinco anos o número de empresas focadas neste segmento dobrou, atingindo a marca de 283 negócios em 2020. Uma dessas empresas, eleita pelo mesmo estudo como uma das 10 que mais se destacam no setor, é a TruckPad, aplicativo pioneiro em digitalizar as operações logísticas off-line, seja combinando uma carga com um motorista ou remodelando os processos em torno do transporte para facilitar o acompanhamento de métricas, seguros e serviços financeiros.

Considerada como uma startup graduada pelo StartOut Brasil por participar de dois ciclos de internacionalização – um para Miami e outro para Xangai, a TruckPad tem a inovação como essência desde o início das operações. Por isso, sempre atenta às tendências, ela vai implementar o TruckPad Pay na empresa em 2021, uma carteira digital que tem como missão oferecer o ciclo completo de serviços para caminhoneiros.

Contudo, segundo Carlos Mira, fundador e CEO do TruckPad, essa não vai ser a única novidade para o próximo ano. “Acredito em um futuro cada vez mais digital e ‘mobile’ para a logística brasileira e estamos provocando essa disrupção, eliminando etapas e intermediários”, afirma o empreendedor.

De acordo com ele, a tendência é que haja um desenvolvimento dos drones e robôs de entregas, assim como de veículos conectados. Mas o termo crowdsourcing  (modelo de produção e estruturação de processos que usa a sabedoria e os aprendizados coletivos para a resolução de problemas ou desenvolvimento de soluções) é o que mais vai se sobressair nos próximos meses, principalmente por se tratar de uma rede que contribui coletivamente visando um objetivo em comum. 

“O TruckPad já conta com essa rede, que conecta empresas com caminhoneiros. Por meio dessa interação, evitamos a circulação de caminhões rodando ociosos e vazios, contribuindo para o ganho de produtividade e a otimização do tempo nas estradas e nos centros urbanos”, finaliza Mira.

2020-11-04T15:25:53-02:00