Startups brasileiras participam de reuniões e apresentam seus negócios a empreendedores chineseses

O último ciclo do programa Startout Brasil de 2019 levou 15 startups para uma imersão em Xangai, na China. Entre os dias 01 e 06 de dezembro, a capital financeira chinesa foi palco de seminários, orientações, treinamentos, apresentações de pitchs, workshops, reuniões e conexões de empreendedores brasileiros com potenciais parceiros e clientes asiáticos.

No primeiro dia, os viajantes foram recepcionados pelo Embaixador Gilberto Fonseca, Cônsul-geral do Brasil em Xangai, que apresentou detalhes sobre aceleração de startups e deu orientações sobre negociações com investidores chineses. Nesta ocasião, os empreendedores também tiveram a oportunidade de conhecer a perspectiva de brasileiros que já estão trabalhando na China, com informações e dados para orientar a chegada ao ecossistema de negócios chinês.

Os dias que se seguiram foram destinados a diversas atividades, como ensaio para os pitchs que seriam realizados ao final da missão. Para ajudá-los nessa preparação para o Demoday (quando os startupeiros fazem apresentações de seus negócios a investidores), as entidades organizadoras (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, Sebrae, Anprotec, Ministério da Economia e Ministério das Relações Exteriores) deram dicas e novas perspectivas do que poderia ser aprimorado.

Além disso, os empreendedores participaram de encontros de negócios com importantes empresários chineses. Só no segundo dia da missão, foram realizadas mais de 35 reuniões que, no futuro, podem render aportes para as startups brasileiras.

“Nossa participação nesta missão para Xangai vai ser um marco na história de nossa empresa. Tudo o que aprendemos sobre o tamanho do mercado e suas particularidades, os contatos que fizemos com possíveis investidores e parceiros, nos levou a criar um plano de expansão comercial para Ásia, incluindo até o estabelecimento de escritório local em 2020”, comenta Gabriel Engel, Fundador da Rocket.Chat.

2019-12-18T18:09:45+00:00