Vença os desafios comunicacionais na internacionalização da sua startup

A comunicação é uma área muito importante dentro de qualquer empresa, principalmente em startups. Margarida Kunsch, mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e uma das pioneiras em pesquisa sobre comunicação organizacional do país, afirma que a comunicação ajuda a alinhar os objetivos empresariais e a trabalhar o relacionamento e interação com os stakeholders da marca. Assim sendo, antes de iniciar o processo de internacionalização, é preciso criar uma cultura comunicacional forte e integrada dentro da instituição.

O StartOut Brasil separou algumas dicas de como implementar a estratégia de comunicação na sua startup:

  • Elimine as barreiras de equipes

Quando todos trabalham juntos, em função de um mesmo propósito, os obstáculos que impedem a organização de atingir sua meta diminuem. Para isso,  é preciso deixar claro a todos os colaboradores a missão, visão e valor da empresa.

  • Entenda a dor do mercado

Segundo a pesquisa “Top 20 reasons startup fail”, feita pela CB Insights em 2019, o principal motivo para as startups falirem é não atender a uma carência real do mercado. Isso poderia ser resolvido com uma comunicação eficiente, capaz de realizar uma pesquisa de mercado e identificar as necessidades dos clientes.

  • Crie um plano de negócios

Saber aonde se quer chegar e quanto tempo é necessário para isso é fundamental no processo de internacionalização. Criar um plano de negócios é a melhor forma de visualizar isso. Este deve conter estratégias de curto, médio e longo prazo; estudos de riscos operacionais e propostas de como superá-los; análise de oferta e demanda no país de destino e mapeamento da concorrência local. 

  • Mostre que você é internacional

Mesmo que ainda não tenha negócios no exterior, é importante deixar transparecer que a marca tem capacidade para isso. Uma boa forma de fazer isso é manter o site, redes sociais, assinatura e toda a comunicação visível em inglês, idioma mais falado no mundo.

  • Faça contato com agentes do ecossistema de destino

Em cada país, existem particularidades que só são conhecidas por seus habitantes. Por isso, ter contato com uma pessoa que conhece a cultura do país no qual se deseja imergir e que tem disponibilidade para compartilhar seu conhecimento  ajuda na hora de ingressar efetivamente naquele ambiente e a chegar mais preparado ao destino.

  • Aproveite o suporte oferecido pelo StartOut Brasil

O programa de internacionalização oferece ferramentas gratuitas a todas as startups que participam de seus ciclos que podem auxiliá-las no aprimoramento da comunicação. Utilize e faça a sua empresa decolar!

2020-11-23T15:32:42-02:00