Você sabe a diferença entre mentoria e consultoria?

Os trabalhos de mentoria e de consultoria podem ser facilmente confundidos, já que ambos têm como foco a melhoria de resultados organizacionais. Contudo, os processos se diferenciam quando definimos o objetivo por trás desta otimização. Inclusive, podemos afirmar que essas atividades são complementares, visto que uma aponta o que pode ser melhorado enquanto a outra ajuda a encontrar soluções para o problema.

Para saber qual o serviço mais indicado para a fase de desenvolvimento da sua empresa é importante conversar com especialistas da área. O StartOut Brasil desenvolveu um quadro comparativo para ajudá-lo a entender melhor o que essas técnicas englobam:

MENTORIA CONSULTORIA
PROFISSIONAL Especialista com vasta experiência em determinada área. Especialista isento e imparcial que analisa a empresa.
INVESTIMENTO Gratuito Valor pré-determinado
ATUAÇÃO Compartilha experiências e instrui o empreendedor sobre os caminhos que ele pode seguir para   evitar erros. Estuda a empresa, identifica um problema e propõe soluções para resolvê-lo.
DURAÇÃO Longo prazo, sem data para acabar. Data de início e finalização são acordadas no momento do contrato.
FUNÇÃO Ajuda o cliente a lidar com situações a partir de experiências vividas pelo mentor. Resolução de um problema pré-existente.
VANTAGEM Economia de tempo, energia e dinheiro na tomada de decisão. Soluciona um problema que o empreendedor não está conseguindo resolver.
DESTINATÁRIO

Empreendedor iniciante.

Empreendedor em processo de expansão.

 

Com base nesta relação, entendemos que o processo de mentoria é um aconselhamento profissional para evitar que decisões equivocadas sejam tomadas. Para isso, são marcadas reuniões periódicas, presenciais ou online, em que o mentor compartilha suas experiências e dá direcionamentos para que o empreendedor conquiste melhores resultados e supere obstáculos.

A consultoria, por outro lado, é realizada por uma pessoa ou empresa contratada que imerge na startup com o intuito de solucionar determinada  dificuldade que o empreendedor enfrenta. Para auxiliar na resolução deste problema, o consultor precisa conhecer a fundo a estrutura e a atividade de seu contratante.

Agora que você já sabe a diferença destes conceitos, vai ficar mais fácil de encontrar o profissional certo para a fase que sua empresa se encontra!

2020-03-17T16:31:49+00:00